sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011


Ensino Eficaz e Aprendizagem Activa

A aprendizagem é um processo dinâmico. Os alunos que efectuam uma aprendizagem activa
fazem mais do que assistir a aulas magistrais. Participam activamente no processo de
aprendizagem, exploram, descobrem, tratam e aplicam a informação lendo, escrevendo,
discutindo, ouvindo e reflectindo no decorrer das actividades que contêm a resolução dos
problemas, a análise, a síntese e a avaliação.

Segundo David Royse, da University of Kentucky, a aprendizagem activa é baseada nos seguintes princípios de ensino eficazes:
- Os alunos aprendem mais quando os incentivam a discutir, a reflectir e a resolver os problemas
- Os alunos tiram proveito das ocasiões para pôr em prática as suas ideias e conhecimentos do conteúdo juntamente com os colegas
- Os alunos adquirem facilmente novos conhecimentos se estes estiverem relacionados a experiências verídicas, exemplos pessoais e a noções já aprendidas
- Os alunos aprendem melhor quando efectuam tarefas autênticas que se apoiam no que já sabem e alargam os conhecimentos
- Os alunos aprendem mais quando tem um certo controlo sobre o que aprendem e na forma como aprendem
- As reacções repentinas são essenciais para uma aprendizagem eficaz
- Os estilos de aprendizagem variam consideravelmente em cada turma; as aulas magistrais tradicionais não servem para todos os alunos

De facto, estudos demonstraram:
- Que os alunos preferem estratégias que favorecem a aprendizagem dinâmica em vez das tradicionais aulas magistrais.
- Que várias actividades de aprendizagem dinâmicas favorecem o domínio do conteúdo da matéria parecido com aulas magistrais, mas favorecem ainda mais a aquisição de capacidades de raciocínio e de redacção.
- Que um número importante de particulares tem estilos de aprendizagens favoráveis, devido a técnicas de ensino sem serem aulas magistrais, tal como a aprendizagem dinâmica e a aprendizagem de colaboração.

A aprendizagem activa é menos focada na autoridade e mais cooperativa, o professor serve de guia ou de facilitador em vez de especialista oficial. As estratégias de aprendizagem dinâmicas significam que se deve abandonar um pouco o controlo, correr riscos, dar aos alunos a liberdade de aprender de forma independente, deixar os alunos crescerem e aceitar o facto que as actividades de aprendizagem dinâmicas demoram mais e têm menos conteúdo que as aulas magistrais. A aprendizagem dinâmica pode ser utilizada por grupos de diversos tamanhos, por alunos de vários níveis, por alunos do primeiro ano ou por diplomados.

Se o facto de pensar em integrar actividades de aprendizagem activa nas suas aulas o põe desconfortável, tente gradualmente. Poderá começar com uma aula a 90% magistral e com 10% de aprendizagem dinâmica, e voltar progressivamente a um equilíbrio, em função do seu grau de à vontade. Assegure-se que está a adoptar técnicas de aprendizagem dinâmicas com as quais se sente à vontade; são geralmente curtas, estruturadas, focadas num tema simples e alunos e professor sentem-se familiares. Algumas técnicas de aprendizagem dinâmicas exigem pouca preparação e podem ser realizadas espontaneamente, enquanto que outras exigem mais preparação e planificação. Assegure-se, antes de executar uma actividade dinâmica, que
explicou os objectivos e as vantagens de qualquer tipo de actividade de aprendizagem
dinâmica. Isto dará aos alunos um contexto quanto à actividade e permitirá ultrapassar a resistência das pessoas que têm o hábito das aulas magistrais, e preferem a aprendizagem passiva ou que apreciam o anonimato das turmas de maior dimensão.

Eis algumas estratégias para promover aprendizagem activa que pode utilizar na sala de aula:

Perguntas
Comece a sua aula colocando uma pergunta fascinante. De facto, poderá escrevê-la no quadro ou afixá-la de uma outra forma, de maneira que os alunos possam lê-la e começar a reflecti-la antes da aula. Trate a questão durante a aula e sirva-se dela para uma discussão ou virar o assunto para temas semelhantes.

Reflexão sozinho, a dois, em conjunto
Dê uma tarefa aos alunos (por exemplo, perguntas para responder, problema para resolver).
Peça-lhes que trabalhem sozinhos entre dois a cinco minutos (reflexão sozinho). De seguida, peça-lhes para debaterem as suas ideias com um parceiro, geralmente o aluno sentado ao lado, durante três a cinco minutos (reflexão a dois). Enfim, peça a algumas equipas para exporem as ideias ao grupo (reflexão em conjunto). Esta técnica foi utilizada com grupos de uma dezena a uma centena de alunos.

Pausa na aula magistral
É importante fazer uma pausa todos os 15 minutos numa aula magistral para dar uma
oportunidade aos alunos de completar os apontamentos, de aperfeiçoar os apontamentos que tomaram até ao momento, de consultar os colegas da turma e de colocar perguntas.

Perguntas de exames redigidas pelos alunos
Reúne os alunos por grupos e solicite que reparem (em rascunho) perguntas de exames. Esta técnica pode ser utilizar para revisões ou para preparar o exame real. Esta actividade dá a oportunidade de tratar o material da aula de forma dinâmica, de rever a matéria para o exame, preparar o exame e perceber de uma forma mais adequada as dificuldades na redacção de perguntas de exames concretos e válidos.

Apresentação de um jornal
Solicite aos alunos que leiam um jornal e relatem pelos menos duas vezes por semana o que aprenderem. Podem fazê-lo em papel ou informaticamente, na aula ou nos tempos livres. Pode recompensar os alunos pelos esforços dando-lhes uma nota ou simplesmente apresentando comentários construtivos e didácticos. De uma forma ou da outra, deve-se incentivar os alunos a reflectir pessoalmente acerca do que aprendem e acerca das ligações entre a aprendizagem e as suas vidas.

Esquemas conceptuais
Solicite aos alunos para criarem representações visuais do conteúdo da aula. Trata-se
essencialmente de diagramas que mostram as ligações mentais entre uma ideia ou um
conceito principal e de outras ideias ou conceitos que os alunos aprenderam. Uma das formas de criar um esquema conceptual é de desenhar círculos que contêm os conceitos e de interligar os círculos com linhas (que podemos anotar). Os esquemas podem estarem criados individualmente ou em grupos, e podem ser apresentados, debatidos e criticados.

Interrogações formativas
Submeta os alunos a breves interrogações para que se possam avaliar. Não se deve dar notas por este tipo de interrogações; deverá debater respostas na aula com o intuito que os alunos possam avaliar a compreensão do conteúdo da aula.

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